FAFIC Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Cajazeiras

Nossa História

A implantação do Ensino Superior em Cajazeiras representa um dos mais importantes capítulos da história de nossa Diocese, e teve como protagonista-mor Dom Zacarias Rolim de Moura, idealizador e criador da Fundação de Ensino Superior de Cajazeiras - FESC.

Instituída em 19/01/1965, a FESC vem atender à necessidade de se implantar uma Faculdade no Sertão da Paraíba, objetivando derimir a carência de profissionais qualificados para o ensino de 1° e 2° graus, e ainda dar oportunidade aos jovens sertanejos que não tinham como freqüentar um curso superior na Capital do Estado.

Com essa finalidade, em 17/01/1970, foi fundada a Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Cajazeiras - FAFIC, tendo como incentivador maior o abnegado mestre Pe. Luiz Gualberto de Andrade, de saudosa memória, que não mediu esforços para fazê-la crescer, estendendo sua abrangência aos municípios interioranos de outros estados da Região Nordeste, como Pernambuco, Ceará e Rio Grande do Norte.

Atendendo a 53 municípios, a FAFIC já nasceu audaciosa, oferecendo inicialmente 06 cursos: Licenciatura de 1° Grau em Estudos Sociais e Ciências; Licenciatura Plena em História, Geografia, Filosofia e Letras (com habilitação em Português e Inglês); os quais, em 1976, já estavam todos reconhecidos. Também, em convênio com o MEC/DAU, ministrou cursos de Especialização em Língua Portuguesa, Língua Inglesa, Lingüística, História do Brasil, História Antiga, Medieval e Contemporânea e em Sociologia.

Em 1979, como o objetivo do Sr. Bispo e da Diocese era apenas contribuir para o desenvolvimento educacional do Alto Sertão paraibano e ajudar a juventude menos favorecida, iniciou a batalha pela implantação do ensino gratuito, e assim todo o patrimônio da FAFIC foi doado à UFPB, motivando-a a abrir o Campus V de Cajazeiras que absorveu todos os cursos da FAFIC, exceto Licenciatura em Filosofia.

Anos depois, em face da necessidade dos concluintes do Ensino Médio no Seminário Nossa Senhora da Assunção de Cajazeiras e de outras dioceses circunvizinhas, a FESC, através do Conselho Nacional da Educação, reativou, em 12/05/1997, o Curso de Licenciatura em Filosofia.

Na esteira dessa arrancada educacional, destacamos ainda a presença de Dom Matias Patrício de Macedo que, por 10 anos conduziu, com zelo e dedicação, os destinos da FESC; de Dom José González Alonso, atual Bispo da Diocese e Presidente da FESC que, atendendo aos anseios destes vastos sertões do nosso Nordeste, incentivou a criação dos novos cursos: Bacharelado em Ciências Contábeis, em Serviço Social e em Ciências Jurídicas e Sociais (Direito); do Padre Antonio Luiz do Nascimento que, durante uma década, assumiu a Direção da FAFIC, enfrentando com sabedoria os desafios impostos pela nova realidade educacional.

A semente foi plantada em solo fértil e regada com amor, desvelo e responsabilidade, por isso Cajazeiras hoje está se consagrando um pólo de educação superior.