Indiscutivelmente Cajazeiras é uma cidade universitária.

Além do Campus da Universidade Federal de Campina Grande[UFCG] existem mais três faculdades particulares que posicionam a Terra do Padre Rolim entre os principais polos educacionais do interior do Nordeste. Não podemos esquecer de destacar a importância do Campus do Instituto Federal da Paraíba[IFPB] no quesito educação, com a disponibilidade de quatro(4) cursos superiores acolhendo alunos de todo Alto Sertão da Paraíba e dos vizinhos Estados do Ceará, Pernambuco e Rio Grande do Norte.

Muitos mais que disponibilizar conhecimentos teóricos, esses centros educacionais devem proporcionar à sociedade sertaneja uma partilha social de engrandecimento do intelecto humano.

Neste último mês fui convidado a participar de um evento na Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Cajazeiras [FAFIC] que me encheu os olhos. O convite partiu da coordenação do curso de Educação Física para que eu fosse prestigiar enquanto repórter o I Festival de Mini-Handebol da FAFIC e no evento tive ideia do que realmente significa na prática a execução exitosa de um Projeto de Extensão junto à comunidade.

O projeto de extensão do curso de Educação Física da FAFIC intitulado de ‘’Campo e Sociedade’’ desenvolveu desde Agosto/2017 em parceria com a Secretaria Municipal de Cajazeiras nas escolas multisseriadas de seis(6) sítios uma iniciação desportiva com alunos da zona rural de diferentes idades(4-12).

No evento que aconteceu no Ginásio da FAFIC esses alunos estavam vislumbrados, na sua grande totalidade era a primeira vez que iam pessoalmente a um ginásio poliesportivo, a alegria transbordava. Essas crianças dos sítios: Bé, Poços, Assentamento, Serragem, Almas e Azévem tiveram a vida modificada através do esporte, as aulas de mini-handebol surtirão efeitos positivos no cotidiano dessas crianças para sempre.

Meus caros leitores, imaginem o cotidiano dessas crianças na zona rural, as dificuldades que os professores e monitores enfrentaram para executar as atividades por falta de espaços próprios para a prática de esportes, mas mesmo assim conseguiram superar os obstáculos e provaram que o esporte muda a vida das pessoas, ou crianças, como queiram.

Durante o evento dava para ver no rostinho de cada um a alegria contagiante, por isso e tudo mais, a coluna parabeniza os envolvidos, a Faculdade FAFIC que é a responsável pela realização do Projeto de Extensão, através dos professores e alunos do curso de Educação Física e também a Secretaria Municipal de Educação por ser parceira desta ação que transforma a vida de tantas crianças.

Esta ação da FAFIC serve de exemplo para as demais e pela contribuição à sociedade recebe o reconhecimento da coluna.

Por: José Dias Neto - Diário do Sertão