FAFIC cria comissão para preparar os alunos para o ENADE

No dia 21 de maio, aconteceu uma reunião com Coordenadores, alunos e professores para a criação de uma comissão responsável pela implementação de estratégias com o objetivo de motivar, conscientizar e aprofundar os conteúdos do ENADE.

O Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (ENADE) integra o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES) e tem o objetivo de avaliar o rendimento dos alun
os dos cursos de graduação e por isso, a prova é obrigatória para os alunos, pois o ENADE é componente curricular e pré-requisito para a conclusão de curso, colação de grau e recebimento de diploma.

Leia mais...

ENADE – Exame Nacional de Desempenho do Estudante

O ENADE é componente curricular obrigatório aos cursos de graduação, conforme determina a Lei nº. 10.861, de 14 de abril de 2004. De acordo com a legislação, específica, devem ser inscritos no Exame alunos de todos os cursos de graduação, que estejam frequentando o primeiro (ingressantes) e último (concluintes) ano do curso.

É importante destacar que fica registrado no histórico escolar do aluno a situação de regularidade em relação ao ENADE, sendo atestada sua efetiva participação ou, quando for o caso, a dispensa oficial pelo Ministério da Educação, na forma estabelecida em regulamento próprio.

Os alunos habilitados ao ENADE e que não tenham sido inscritos ou não tenham realizado o Exame não poderão colar grau e, consequentemente, receber o respectivo diploma.